Fonseca adia estreia novamente em 2026 por lesão e Bia Haddad terá duelo duro em Adelaide

Após um início de temporada marcado por contratempos físicos, João Fonseca seguirá afastado das competições. O número 1 do Brasil também não disputará o ATP 250 de Adelaide, que começa na madrugada de domingo (11) para segunda-feira (12), no horário brasileiro, e priorizará a recuperação para o Australian Open. Enquanto isso, Beatriz Haddad Maia já tem adversária definida para sua estreia em 2026 no circuito da WTA.

Lesão tira João Fonseca de Adelaide

Depois de desistir do ATP 250 de Brisbane e ficar fora da convocação para a Copa Davis, João Fonseca confirmou que seguirá em tratamento de uma lesão na região lombar e, por isso, não entrará em quadra em Adelaide. A decisão foi tomada em conjunto com sua equipe, após uma nova avaliação física realizada na própria cidade australiana.

“Após treinar aqui em Adelaide, fiz uma avaliação com a minha equipe e decidimos concentrar os esforços no Australian Open. Vou continuar me preparando por mais alguns dias e espero voltar para jogar aqui no ano que vem”, afirmou o tenista de 19 anos.

O planejamento agora é chegar em plenas condições ao primeiro Grand Slam da temporada, que começa no dia 18. O Australian Open de 2026 terá premiação recorde, superior a R$ 400 milhões.

Brasileiro será cabeça de chave em Grand Slam pela primeira vez

Apesar das desistências neste começo de ano, João Fonseca viverá um marco importante na carreira. Ele será cabeça de chave de um Grand Slam pela primeira vez, o que o livra de enfrentar um jogador do top 30 nas duas primeiras rodadas em Melbourne.

A ausência em Brisbane, onde estrearia contra o norte-americano Reilly Opelka, custou 125 pontos no ranking e fez o brasileiro cair da 24ª para a 29ª colocação da ATP. A lesão lombar também pesou para que ele ficasse fora da equipe brasileira na Copa Davis, que disputará os qualifiers em fevereiro, no Canadá.

Bia Haddad estreia contra jovem destaque do circuito

Enquanto Fonseca adia o retorno, Beatriz Haddad Maia já sabe quem enfrentará em sua primeira partida na temporada. No sorteio das chaves do WTA 500 de Adelaide, a brasileira foi colocada frente a frente com a canadense Victoria Mboko, atual número 18 do mundo.

Bia, de 29 anos e atualmente na 58ª posição do ranking, encara uma adversária de apenas 19 anos que vive ascensão meteórica. Mboko conquistou dois títulos em 2025: o WTA 250 de Hong Kong, em novembro, e o WTA 1000 de Montreal, em agosto, quando venceu a japonesa Naomi Osaka, ex-número 1 do mundo, em uma final decidida em três sets.

Retorno após pausa estratégica em 2025

A estreia em Adelaide marcará a volta de Bia Haddad às competições após ter antecipado o encerramento da temporada passada para cuidar do corpo e da mente. Amparada pelo programa de proteção de ranking da WTA para atletas que planejam a maternidade, a brasileira aproveitou o período para realizar o congelamento de óvulos.

Antes do início dos torneios, João Fonseca e Bia Haddad ainda aproveitaram alguns dias em Adelaide para atividades leves e compromissos promocionais, incluindo uma visita ao mercado central da cidade, em meio à preparação para o Australian Open e para a retomada do calendário internacional.

More From Author

Leeds United obtém licença para ampliar Estádio Elland Road para 53 mil pessoas

Detailed view of a blue soccer jersey featuring a prominent club emblem, ideal for sports branding.

Real Madrid e outros gigantes terão time na NBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Temas