Em uma iniciativa de cooperação inédita, Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiram unir forças em pautas estratégicas para o esporte nacional. O presidente do COB, Marco La Porta, e o mandatário da CBF, Samir Xaud, se encontraram na sede da entidade do futebol, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (29).
No encontro, dois assuntos ganharam destaque: a candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói aos Jogos Pan-Americanos de 2031 e o apoio à inclusão do futsal no programa olímpico.
La Porta ressaltou a importância do trabalho colaborativo entre as instituições:
“A CBF integra o movimento olímpico, é bicampeã olímpica no futebol masculino e recentemente conquistou a prata no feminino. Nossa relação é essencial para o fortalecimento do esporte brasileiro. Estamos juntos pelo projeto Juntos por uma nação esportiva”, disse.
Já Xaud destacou que a parceria pode ser decisiva para levar grandes eventos ao país:
“O futsal tem tudo para ser reconhecido como modalidade olímpica, e a CBF pode ajudar muito nesse processo. Além disso, acreditamos que Rio e Niterói têm todas as condições de sediar um Pan de excelência. Trabalhando lado a lado com o COB, temos confiança de que isso será possível”, afirmou.
A definição da sede do Pan-2031 acontecerá em 10 de outubro, no Chile. Assunção, no Paraguai, é a principal concorrente da candidatura brasileira.

 
                         
                         
                         
                         
                         
                         
			 
			 
			