A 37ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) começa nesta sexta-feira (6) com a fase regional, reunindo atletas de 14 a 17 anos em diversas modalidades coletivas como basquete, vôlei, handebol e futsal. O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Esporte e em parceria com as prefeituras, terá competições em 12 municípios-sede até domingo (9).
Recorde de participação
Este ano, os Jojups bateram recordes em todos os indicadores. São 16,7 mil participantes, entre atletas, dirigentes e técnicos, um crescimento de 44% em relação aos cerca de 11,6 mil inscritos em 2024. O número de municípios participantes também aumentou: de 287 para 307. Já o número de equipes saltou de 735 para 867, uma alta de quase 18%.
O supervisor estadual dos Jojups, Agnaldo Luiz Baldo, destacou a importância do evento: “Este é um dos jogos com maior índice técnico, e estamos batendo recorde a cada ano de participação. É uma ótima faixa etária para a prática esportiva, ainda no ambiente escolar. É um evento fundamental na formação desses jovens atletas.”
Municípios e próximos passos
As cidades que sediam esta primeira fase são: Fazenda Rio Grande, Palmeira, Ribeirão do Pinhal, Ibiporã, Terra Rica, Nova Londrina, Goioerê, Capanema, Chopinzinho, Cantagalo, Guaíra e Manoel Ribas.
Os classificados avançam para a fase macrorregional, que será disputada entre 14 e 17 de agosto em Irati, Ivaiporã, Nova Esperança e Planalto. As finais estaduais estão previstas para duas etapas em outubro (de 2 a 5 e de 9 a 12), na cidade de Pato Branco. Já as provas de atletismo terão etapa separada em Campo Mourão.
Importância para a juventude
Os Jojups são voltados para jovens matriculados em escolas públicas e particulares do Paraná, estimulando a prática esportiva durante o período escolar e incentivando o desenvolvimento físico, social e emocional dos estudantes. A edição de 2025 promete movimentar o estado e fortalecer ainda mais o esporte de base paranaense.