Brasileiro de 18 anos domina vice-campeão de Genebra com atuação de gala; Bia Haddad cai de virada para a americana Hailey Baptiste e se despede precocemente do torneio
O Brasil teve um dia de contrastes em Roland Garros 2025. Nesta segunda-feira (27), o jovem João Fonseca, de apenas 18 anos, brilhou na primeira rodada do Grand Slam francês ao vencer o polonês Hubert Hurkacz, número 28 do mundo, por 3 sets a 0 (6/2, 6/4, 6/2). Por outro lado, Beatriz Haddad Maia foi eliminada de virada pela americana Hailey Baptiste, número 70 do ranking, e se despediu do torneio logo na estreia.
João Fonseca dá show e elimina favorito
Disputando apenas seu segundo Grand Slam como profissional, João Fonseca esbanjou confiança, recursos técnicos e controle emocional para superar Hurkacz, atual vice-campeão do ATP de Genebra.
No primeiro set, o carioca dominou com quebras no terceiro e quinto games, impondo ritmo forte e surpreendendo com lobs, slices e paralelas afiadas. A parcial terminou em 6/2. No segundo, manteve a intensidade, quebrou logo no início e controlou a vantagem até fechar em 6/4. O terceiro set foi a confirmação de uma atuação impecável: nova quebra no quinto game e vitória incontestável em 6/2.
Fonseca encara agora o francês Pierre-Hugues Herbert na segunda rodada, em busca de mais um resultado histórico no saibro de Paris.
Bia Haddad é eliminada após bom início
Enquanto Fonseca avançou com autoridade, Bia Haddad Maia foi surpreendida pela americana Hailey Baptiste. A brasileira começou bem, venceu o primeiro set por 6/4 e chegou a quebrar o saque da rival no início do segundo, mas acabou cedendo espaço. Baptiste reagiu com agressividade e venceu os dois últimos sets por 6/3 e 6/1.
Esta foi a terceira eliminação de Bia na primeira rodada de Roland Garros, repetindo o desempenho de 2017 e 2024. A número 23 do mundo havia mostrado evolução na última semana, ao chegar à semifinal do WTA 500 de Estrasburgo, mas não conseguiu manter o embalo em Paris.