Pela primeira vez na história, Brasília será palco de uma etapa da Street League Skateboarding (SLS), principal liga mundial de skate street. A competição está marcada para o dia 13 de julho, e promete transformar a Esplanada dos Ministérios em um cenário inédito para manobras radicais, reunindo os maiores nomes do esporte — incluindo a brasileira Rayssa Leal, o ícone internacional Nyjah Huston e o anfitrião Felipe Gustavo.
Etapa histórica para o skate brasileiro
A SLS Brasília será uma das etapas do SLS Championship Tour 2025 e marca um feito histórico para o skate nacional. Esta será a primeira vez que o Brasil recebe duas etapas da liga em um mesmo ano. Além do evento em Brasília, o país também sediará novamente o SLS Super Crown World Championship, em dezembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Para Felipe Gustavo, nascido e criado na capital federal, competir em casa tem um significado especial.
“Ter a SLS em Brasília pela primeira vez é surreal. Esta é a cidade onde me apaixonei pelo skate. Mostrar ao mundo de onde venho e inspirar a próxima geração de skatistas é um sonho realizado”, declarou o atleta.
Rayssa Leal: tricampeã busca novo título diante da torcida
Outro grande destaque será Rayssa Leal, que brilhou nas últimas três edições da SLS no Brasil — no Rio de Janeiro (2022) e em São Paulo (2023 e 2024). Com esses resultados, ela se tornou a única skatista feminina tricampeã do circuito. Agora, diante do público em Brasília, Rayssa volta a buscar mais um título na temporada 2025.
Formato da competição e o palco na Esplanada
A etapa na capital federal será realizada no formato Best Tricks, no qual os skatistas terão sete tentativas para executar suas melhores manobras. As três melhores notas são somadas para definir a pontuação final, com nota máxima possível de 30 pontos. Em caso de empate, vence quem tiver a maior nota individual.
A montagem da pista na Esplanada dos Ministérios simboliza uma nova fase para o skate no Brasil.
“Levar o SLS para um dos espaços mais emblemáticos do país é um marco. Vamos dar ao público a chance de acompanhar de perto seus ídolos em um cenário único”, destacou Maurício Toledo, gerente executivo de Promoção e Patrocínio do Banco do Brasil, apoiador do evento.
Brasil no mapa mundial do skate
Com essa segunda etapa da SLS em solo brasileiro em 2025, o país consolida sua posição como um dos principais polos do skate mundial. O prestígio dos atletas nacionais e a presença massiva do público vêm atraindo cada vez mais etapas da liga, além de proporcionar experiências únicas aos fãs e visibilidade à nova geração de skatistas.