Johnata Moura e Maiza da Conceição brilham em Cuiabá e mostram a força do Instituto Bruna Farias. Nos 200 metros, Hakelly Maximiano e Pedro Nunes de Araújo confirmam favoritismo com dobradinha de ouros para o Rio de Janeiro
O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo 2025, realizado em Cuiabá, coroou o talento e a força do projeto social liderado pela velocista olímpica Bruna Farias. Neste domingo (8), Johnata Vinicius da Silva Moura e Maiza Silva da Conceição conquistaram o ouro nos 400 metros com barreiras, representando o Instituto Bruna Farias (IBF-AL), iniciativa que transforma vidas através do esporte em Alagoas.
Vitória com raízes sociais e técnicas
O projeto de Bruna Farias e seu marido, Anderson Machado, atende 50 jovens em Coruripe, Alagoas, oferecendo treinamento especializado e oportunidades de crescimento pessoal e esportivo. Ambos ex-atletas de alto rendimento, Bruna (100 m e 200 m) e Anderson (400 m e 400 m com barreiras) compartilham experiência e inspiração aos jovens talentos.
“Meus treinadores já correram em todo o mundo e são inspiração para nós”, disse Johnata, de 16 anos, que conquistou seu primeiro título brasileiro sub-18 na prova, marcando 52.23 segundos. O pódio foi completado por Lucas de Almeida Rosa (Corville-SC), prata com 52.95, e Wilton dos Santos Souza Junior (AD Centro Olímpico-SP), bronze com 53.74.
No feminino, Maiza, também de 16 anos, brilhou com 1.01.22. “Eu queria agradecer aos treinadores, a Bruna e o Anderson, que são os criadores do nosso Instituto. Estou muito feliz de representar esse clube incrível”, celebrou. Larissa Schon de Morais (AABB Atletismo Cascavel-PR) foi prata (1.02.95), seguida de Larissa Clinário Borges de Oliveira (Instituto Ideal Brasil-RJ), com 1.05.20.
Evolução dos jovens campeões
Segundo Anderson Machado, “o Johnata e a Maiza estão em fase de transição, treinando para o alto rendimento. Esse é o primeiro ano de especialização”, destacou, lembrando que até 2024 eles competiam nos 300 metros com barreiras.
Bruna Farias iniciou o Instituto em 2022 e desde então forma atletas de base e alto rendimento, consolidando um legado que vai muito além das pistas.
Domínio do Rio de Janeiro nos 200 metros
Além do brilho do Instituto Bruna Farias, a prova dos 200 metros no Brasileiro Sub-18 confirmou o favoritismo de jovens talentos do Rio de Janeiro, repetindo o pódio dos 100 metros.
Entre as mulheres, Hakelly Maximiano (Associação Esportiva Cidadania e Dignidade, de Macaé-RJ) foi ouro com 23.68 segundos (0.6), quebrando seu recorde pessoal e também o recorde da competição, que era 23.71 de Barbara Leôncio desde 2007. Isadora Justiniana Pereira (Sesi-SP) foi prata com 24.64 e Thayná Custódio Ramos Costa, também de Macaé, bronze com 24.84.
No masculino, o estreante Pedro Nunes de Araújo (Prefeitura Municipal de Duque de Caxias-RJ) brilhou com recorde pessoal de 21.44 (0.7). O pódio teve ainda Giancarlo Luiz da Conceição (Praia Grande-SP), prata com 21.76, e Emanuel Rodrigues de Sousa (Instituto Reciclando o Futuro-DF), bronze com 21.82.