Entre os dias 30 de julho e 3 de agosto de 2025, o Rio de Janeiro sediou o Torneio Regional Sudeste de Ginástica Rítmica, reunindo atletas de diversos estados da região. A competição contou com disputas em diferentes categorias e aparelhos, como arco, fita, bola e mãos livres, divididas por faixas etárias e níveis técnicos.
Categoria Adulto 1 – Arco
Na disputa individual com o aparelho arco, Giovana Grabner Teodoro da Silva, da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, conquistou o primeiro lugar com a nota final de 20,10. A atleta obteve pontuações consistentes em dificuldade, artístico e execução. Em seguida, Sophia Prado Lopes (FAE Osasco) e Izabela Costa (Flex Move) garantiram o segundo e terceiro lugares, com notas finais de 19,10 e 19,00, respectivamente.
Categoria Adulto 1 – Fita
Bruna de Assis Coutinho (Equipe Carolina Garcia) obteve a maior nota da categoria com 19,30, demonstrando bom desempenho técnico e artístico. Sophia Prado Lopes (FAE Osasco) novamente subiu ao pódio, ficando em segundo lugar com 19,00. Isabella Peçanha (INCESP) fechou o top 3 com 18,50.
Categoria Adulto 2 – Arco
Entre as atletas da categoria Adulto 2 no aparelho arco, Anna Clara Santos Poncell (FAE Osasco) liderou com nota 18,20. Maria Luiza Possenti (Clube Atlético Juventus) e Sarah Aquino Lopes (FAE Osasco) completaram o pódio, com 16,20 e 15,95, respectivamente.
Categoria Adulto 2 – Fita
Luisa Bezerra Silva (Equipe Carolina Garcia) foi a primeira colocada com 17,50 pontos, seguida por Maria Luiza Possenti (Clube Atlético Juventus) com 17,00 e Anna Clara Poncell (FAE Osasco) com 16,05. A disputa foi marcada por boas execuções técnicas e regularidade nas apresentações.
Categoria Infantil 3 – Bola
Na categoria infantil com aparelho bola, o destaque foi para Giulia Ciaralo Moral (Santos Futebol Clube), que obteve a maior nota da competição: 20,30. A equipe do Santos Futebol Clube dominou a categoria, ocupando também o segundo e terceiro lugares com Clara Miyagi (19,80) e Beatriz Ota Constante (19,15).
Categoria Infantil 3 – Mãos Livres
Giulia Ciaralo Moral voltou a se destacar nas mãos livres, conquistando novamente o primeiro lugar com a nota 19,10. A atleta mostrou alto nível técnico ao lado de Júlia Clarindo Martins (Equipe Carolina Garcia), segunda colocada com 18,80, e Beatriz Ota Constante (Santos FC), terceira com 18,60.
Categoria Infantil 4 – Bola
Valentina Barreto Salgado, representando a Escola Carioca de Ginástica Rítmica, garantiu o primeiro lugar na disputa por aparelho com a nota 19,40. A atleta se destacou pela execução precisa e pela elevada nota de dificuldade. A segunda colocação foi compartilhada por Mirella Marçal Castro (São Paulo Futebol Clube) e Lorena Fonseca dos Reis (Instituto Athlon/Atleta Cidadão), ambas com 18,95 pontos, em uma disputa bastante equilibrada.
Categoria Infantil 4 – Mãos Livres
Lorena Fonseca dos Reis, do Instituto Athlon/Atleta Cidadão, conquistou o primeiro lugar na disputa por aparelho com a nota 19,25, impulsionada por uma execução sólida e alto nível técnico. Em segundo lugar ficou Catarina Machado Janzkovski de Carvalho, também do Instituto Athlon/Atleta Cidadão, com 18,80 pontos. Fechando o pódio, Valentina Barreto Salgado, da Escola Carioca de Ginástica Rítmica, alcançou 18,05 pontos.
Categoria Infantil 4 – Individual Geral
Lorena Fonseca dos Reis, do Instituto Athlon/Atleta Cidadão, liderou a categoria Infantil 4 com nota final de 38,20, conquistada por meio de composições bem estruturadas e execuções técnicas seguras. A segunda colocação foi dividida por Valentina Barreto Salgado (Escola Carioca de Ginástica Rítmica) e Catarina Janzkovski de Carvalho (Instituto Athlon/Atleta Cidadão), ambas com 37,45 pontos.
Top 3 – Infantil 4 – Individual Geral
- Lorena Fonseca dos Reis – Instituto Athlon/Atleta Cidadão – 38,20
- Valentina Barreto Salgado – Escola Carioca de Ginástica Rítmica – 37,45
- Catarina Janzkovski de Carvalho – Instituto Athlon/Atleta Cidadão – 37,45
Categoria Infantil 3 – Individual Geral
Giulia Ciaralo Moral, do Santos Futebol Clube, obteve o primeiro lugar no Individual Geral da categoria Infantil 3, com 37,75 pontos. A ginasta foi seguida por sua colega de equipe Beatriz Ota Constante, que totalizou 37,45. Ludmila Rangel de Jesus, do Instituto Viva Vida/EESS, também atingiu 37,45 e compartilhou a terceira posição com Beatriz.
Top 3 – Infantil 3 – Individual Geral
- Giulia Ciaralo Moral – Santos Futebol Clube – 37,75
- Beatriz Ota Constante – Santos Futebol Clube – 37,45
- Ludmila Rangel de Jesus – Instituto Viva Vida/EESS – 37,45
Categoria Adulto 2 – Individual Geral
Anna Clara Santos Poncell, representando a FAE Osasco, venceu a categoria Adulto 2 com 34,25 pontos, resultado de sua consistência nas apresentações. Maria Luiza Possenti, do Clube Atlético Juventus, ficou em segundo com 33,20. O terceiro lugar foi conquistado por Luisa Bezerra Silva (Equipe Carolina Garcia), com 33,10 pontos.
Top 3 – Adulto 2 – Individual Geral
- Anna Clara Santos Poncell – FAE Osasco – 34,25
- Maria Luiza Possenti – Clube Atlético Juventus – 33,20
- Luisa Bezerra Silva – Equipe Carolina Garcia – 33,10
Categoria Adulto 1 – Individual Geral
Sophia Prado Lopes, da FAE Osasco, foi a campeã do Individual Geral na categoria Adulto 1 com 37,95 pontos, somando excelente performance nos dois aparelhos. Giovana Grabner Teodoro da Silva, da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, ficou em segundo lugar com 36,90. O pódio foi completado por Isabella Felix Peçanha (INCESP), que alcançou 36,80.
Top 3 – Adulto 1 – Individual Geral
- Sophia Prado Lopes – FAE Osasco – 37,95
- Giovana Grabner Teodoro da Silva – Prefeitura de Pindamonhangaba – 36,90
- Isabella Felix Peçanha – INCESP – 36,80