O taekwondo brasileiro brilhou neste sábado (16) nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção-2025. Henrique Marques, atleta olímpico em Paris-2024, conquistou a medalha de ouro na categoria até 80kg masculina, garantindo o primeiro título do Brasil na modalidade na história do Pan Júnior.
Marques teve campanha impecável. Estreou vencendo o americano Cameron Massay, passou pelo boliviano Juan Montalvo na semifinal por 2 rounds a 0 e confirmou o ouro ao superar o colombiano Maicol Solis, também por 2 a 0.
O brasileiro já havia conquistado o bronze em Cali-2021 e agora volta ao pódio continental, desta vez no lugar mais alto.
Bronze com Erick Vinicius
Na categoria acima de 80kg, Erick Vinicius também subiu ao pódio. Após derrota na estreia contra o cubano Yoikel Goicochea, ele se recuperou e garantiu o bronze ao bater o paraguaio Esteban Trebol por 2 a 0.
Participação brasileira
O dia teve ainda Maria Eduarda Casagrande, nos 67kg, que foi eliminada na primeira luta contra a argentina Brenda Ruiz e não entrou na repescagem.
Com os resultados, o Brasil encerrou as disputas individuais do taekwondo em Assunção com quatro medalhas: ouro (Henrique Marques), prata (Matheus Gilliard), e dois bronzes (Ana Carolina Macedo e Erick Vinicius). A competição segue neste domingo (17) com as equipes mistas.
